5 suplementos para atividade física

5 suplementos para atividade física

5 suplementos para atividade física

A busca por um estilo de vida saudável é cada vez mais comum. As pessoas estão se preocupando cada dia mais com a saúde e beleza. Nítida mudança quando encontramos parques ou academias com maior lotação e diversos públicos, como adolescentes, adultos e idosos em busca de qualidade de vida.

Infelizmente o uso de suplementos é muito banalizado, talvez pelo uso indiscriminado desses produtos, sem orientação de um nutricionista e/ou médico.

Mas o que são suplementos? Por que devo consumi-los?

Suplementos são alimentos especiais que fornecem nutrientes ao nosso organismo quando, por meio da alimentação, não atingimos a necessidade diária. São indicados de acordo com a necessidade individual, com o benefício de corrigir uma deficiência nutricional, melhorar o desempenho, aumento de massa muscular, retardo da fadiga, evitar lesões etc. Esses produtos devem ser adicionados na alimentação e nunca como substitutos de refeições.

A seguir, vamos conhecer a importância de cada um desses produtos, com as dicas da nutricionista Priscila Gomes.

– Carboidratos: são os mais importantes para o desempenho do atleta, já que servem como combustível para o cérebro e o corpo. Sem o consumo adequado desse nutriente, perde-se massa muscular e não gordura como muitos pensam.

Uma pergunta que muitos se fazem: quando devo consumir? O horário correto para consumo é 30 minutos antes do treino, durante, caso seu treino seja superior a uma hora, e após a atividade física. Existem carboidratos que devem ser consumidos antes do treino, do tipo complexo, pois liberam energia gradualmente no organismo. Ex.: Maltodextrina, Palatinose etc. Já os carboidratos simples podemos indicar durante ou após o treino, pois fornecem energia de forma imediata. Ex.: Dextrose, Ribose etc.

– Proteínas: são fundamentais nos exercícios, pois auxiliam na construção, manutenção e reparo de tecidos, como músculos. Durante a atividade, há maior lesão nas fibras musculares, mas com suplementação adequada, evitamos a perda de massa muscular e consequentemente aumentamos o ganho. Seu consumo deve ser realizado após o treino, misturado sempre com água, para melhor absorção. Exemplos de proteínas: whey protein concentrado, whey protein isolado, whey protein hidrolisado, albumina, caseína, proteína isolada da soja etc.

– Hipercalóricos: uma preocupação dos praticantes de atividade física é o consumo adequado de calorias. Nesses suplementos encontramos grande concentração de calorias, carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e gorduras. Indicados para pessoas que têm um gasto energético muito alto, como quem tem metabolismo acelerado e/ou dificuldade de ganhar peso. Devem ser introduzidos entre as refeições já realizadas diariamente.

– BCAA: são aminoácidos essenciais para nosso organismo, ou seja, não são produzidos e devem ser suplementados. Composto por Leucina, Isoleucina e Valina, esses aminoácidos têm função de fornecer energia e evitar a fadiga nos músculos, além da recuperação mais eficiente.

– Multivitamínicos: são complementos alimentares compostos por vitaminas e minerais. Para praticantes de atividades físicas, essa necessidade é aumentada, pois existe um maior desgaste físico para recuperação e reparação dos tecidos, perda de sais minerais pelo suor e aumento da produção de radicais livres. A suplementação de vitaminas e minerais é rica em antioxidantes, que contribuem para a redução da agressão às células, evitando várias doenças, como câncer.

DICA: lembrando que uma alimentação equilibrada e o uso de suplementos alimentares devem caminhar juntos, pois quando associados, a performance será melhorada.

FOTO03.jpg

Duathlon Thiago Machado

No último final de semana, Juiz de Fora sediou a 11ª edição do Duathlon Thiago Machado, pela VidAtiva Consultoria Esportiva. A prova é uma homenagem a um dos maiores atletas do Brasil, Thiago Machado Santos, falecido em 2005, ano em que a prova foi criada.
A competição, já tradicional da cidade e no Brasil, contou com aproximadamente 200 atletas inscritos nas modalidades adulto individual, revezamento e infantil. A prova adulta consistia em 3km de corrida, 18 km de bicicleta e mais 3km de corrida. Já a prova infantil foi em distâncias menores, levando em conta a faixa etária.
A novidade em 2016 foi o novo local do evento, com largada e chegada na Faculdade SUPREMA, em um percurso na Avenida Deusdedith Salgado. O percurso, apesar de desafiador por conta da dura subida na saída da cidade, foi aprovado pelos participantes.
Na modalidade masculina, o grande campeão foi Marcelo Sebastião Manoel, de Lambari de Minas, da equipe Apuã Vertical, liderando a prova de ponta a ponta. Completando o pódio, Wenderson da Costa, Alan Lima, Marcelo Pasquini e Thiago Alvim. Na modalidade feminina, a campeã foi Cátia Tomas, seguida por Marina Peixoto, Talita Antunes, Rafaela Lopes e Carmen Lúcia Rosemback.

FOTO04.jpg

Panetone sem glúten e sem lactose

Olá leitores, tudo bem? A receita desta semana entra no clima do Natal e é uma dica a médica nutróloga, Alice Amaral. Confira.

Ingredientes:
2 ovos caipiras
2 xícaras de creme de arroz
1 xícara de amido de milho
½ xícara de polvilho doce
1 pitada de sal marinho
4 colheres sopa de açúcar demerara
½ xícara de leite de coco
½ xícara de fécula de batata
1 xícara de água morna
1 colher sobremesa de emustab derretido
2 colheres sopa de óleo de coco
30gr de uvas-passas sem semente

Frutas secas: maçã, pêra, ameixa e damascos
15gr de fermento biológico
Raspas de 2 cascas de laranja

Modo Preparo:
Misture as farinhas com o leite de coco. Em outro recipiente coloque o fermento e 1 colher de açúcar demerara, mexa e reserve. Bata os ovos ligeiramente, junte o óleo de coco, o emustab derretido, a água morna e misture as farinhas. Mexa até que esteja uma massa homogênea, junte o fermento, mexa mais um pouco, acrescente as passas, as outras frutas secas e a raspa de casca de laranja. Misture tudo, coloque em forma apropriada, deixe descansar por 25 minutos. Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 40 minutos.

FOTO01.jpg

Cidade

Mais artigos

Política

Mais artigos

Economia

Mais artigos

Geral

Mais artigos

Cultura

Mais artigos