Semana Rainbow organizada pela UFJF traz programação especial

A ll Semana Rainbow, organizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), teve início nessa quinta-feira, 9, em Juiz de Fora. O evento,que segue até o dia 19 de agosto, ofertará mais de 40 atividades artístico-culturais para a população com o objetivo de criar discussões para os integrantes da universidade e fora dela sobre o respeito às diversidades de gênero e sexualidade.

O evento – que integra o Projeto de Extensão “Miss Brasil Gay: interface com a comunidade UFJF” em parceria com as diretorias de Ações Afirmativas e Imagem Institucional, da Pró-reitoria de Cultura e de diversos cursos da universidade – conta com shows, exposições, teatro, exibição de filmes, palestras, mesas-redondas com temáticas relacionadas à população de lésbicas gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos (LGBTTI).

Segundo Marcelo Carmo Rodrigues, professor do Departamento de Turismo da UFJF e coordenador da iniciativa, o ponto de partida dado pela universidade cumpre os dois papéis fundamentais dela: levantar estas questões no meio acadêmico, acolhendo essa diversidade e dando forças para essas discussões, e, principalmente, ela está dando uma resposta à sociedade sobre os resultados dos trabalhados realizados durante todo esse tempo no projeto de extensão.

O professor ainda destaca que o evento, que já estava sendo pensado desde o início do ano, foi organizado de uma forma democrática pelos organizadores e colaboradores e que a ideia principal foi abordar essas questões do LGBTTI de uma forma mais leve, através dessas atividades marcadas pela arte e diálogo.“A gente pensou em oferecer uma gama de diversas possibilidades para a população, abordando essas discussões sobre a diversidade de uma maneira mais leve, dentro da arte, do teatro e da cultura, para que, em algum desses momentos, nós conseguirmos tocar a pessoa sobre o assunto”, explicou Marcelo.

 

Como participar?

Os ingressos devem ser retirados nos locais das apresentações, uma hora antes do início das atividades. A entrada é gratuita, sendo solicitada apenas a doação de um litro de leite (“longa vida”) ou 1 kg de alimento não-perecível. Todo o material será doado a instituições filantrópicas que acolhem pessoas com o vírus HIV.

 

Il Fórum Mineiro de Turismo LGBTTI

Dentro da programação, acontecerá, no dia 16 de agosto, o ll Fórum Mineiro de Turismo LGBTTI, em Juiz de Fora. O evento, que irá durar o dia inteiro, das 9h até as 18h, no Hotel Ritz, tem como objetivodebater estratégias para fomentar as atividades turísticas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexos na cidade.

Marcelo ainda afirma que o Fórum apresenta dois diálogos: “discutir a gestão de turismo de Juiz de Fora e, também, fazer um trabalho voltado para as pessoas que trabalham na linha de frente, ou seja, quem recebe e atende esses turistas”, disse o coordenador.

Estarão presentes para a discussão da temática no Brasil os representantes do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Ludmila Magro, e da International Gay andLesbianTravelAssociation (IGLTA), Clóvis Casemiro.

Confira a programação completa do evento.

 

Compartilhe
Digite a palavra e tecle Enter.