Mais de 3.300 pessoas são atendidas por mês pelo “JF Esporte e Cidadania”

Para comprovar o sucesso do “JF Esporte e Cidadania”, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), podemos nos apoiar nos números. São 60 núcleos espalhados pelas diversas localidades de Juiz de Fora, que atendem mais de 3.300 pessoas por mês na cidade, totalizando, anualmente, cerca de 40 mil, segundo dados da Supervisão de Política Social de Esporte e Lazer. O programa tem como intuito principal levar atividade física e esportiva para a população a partir de 6 meses de idade, de forma gratuita, melhorando as condições emocionais, físicas e sociais dos alunos.

São oferecidas onze modalidades, entre elas: ginástica, hidroginástica, futsal, vôlei e caminhada, com o objetivo de promover bem-estar, qualidade de vida e autoestima, propiciando vivências e experiências de solidariedade, cooperação e superação entre os participantes. As faixas etárias com maior volume de atendimento são entre 30 e 59 anos, com 1.131 alunos; e acima de 60 anos, com 1.229. São atendidos 47 bairros de Juiz de Fora.

Os 32 núcleos que oferecem ginástica são os mais procurados. De acordo com a Supervisão, são ministradas, trimestralmente, palestras com dicas nutricionais, em parceria com o Grupo de Educação Tutorial do curso de Nutrição/UFJF, eventos como caminhadas no Museu, maratonas de futsal e festival de natação e hidroginástica. O programa também tem participação nas caminhadas e palestras realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em comemoração ao Outubro Rosa e Novembro Azul.

Formação

Mensalmente, são realizadas reuniões pedagógicas, cujo objetivo é formar e atualizar professores que trabalham na SEL, informando sobre acontecimentos da Secretaria e da PJF em geral.

Inscrições

Os interessados em fazer parte do programa devem se dirigir ao núcleo de sua preferência e solicitar a inscrição ao professor do local. São necessários documentos como RG, CPF e um atestado médico, comprovando que a pessoa pode praticar atividade física.

Fonte: Assessoria/SEL

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente



Digite a palavra e tecle Enter.